Como desembaçar o pára-brisa:
- Em dias de chuva ou muito úmidos, para
desembaçar o pára-brisa, recomendamos selecionar o direcionador
de fluxo de ar para o pára-brisa, aumentar a vazão de ar e ligar
o A/C, se ficar muito frio, acione o ar quente junto, pois o ar
sairá morno e SECO, desembaçando o pára-brisa em segundos. Não há
nenhum problema em usar o ar quente e o ar condicionado juntos,
pois um trabalha com o gás que retira calor e umidade do ar e o
outro trabalha com a água quente do motor e reaquece o ar, temperando
a temperatura. Os sistemas automáticos e digitais, funcionam assim.
- Em dias muito quentes com o carro estacionado no sol, o painel
do carro pode chegar aos 60ºC e o interior do carro pode passar
do 45ºC. Ligue o carro e acione o A/C na vazão 3 ou 4, selecionando
a opção reciclo ou frio máximo, abra os vidros e trafegue algumas
dezenas de metros para que parte da massa de ar quente do interior
do veículo saia. Em seguida, feche os vidros que a temperatura começa
a diminuir.
- O que é Higienização? Higienizar, significa
limpar, remover sujeira, e a simples aplicação de "higienizadores"
não remove sujeira ("é como estar suado e apenas passar um desodorante,
sem tomar banho"). Para LIMPAR, é necessário desmontar a caixa evaporadora,
ventilador, dutos e realmente fazer uma limpeza "mecânica", trocar
o filtro antipólen e depois, complementar com a aplicação de um
fungicida. Mas esse processo traumático, só é indicado para casos
onde há animais (pequenos pássaros ou roedores) mortos dentro dos
dutos de ventilação.
Funcionamento
do ar:
Quando o motorista liga o ar
condicionado, o módulo de injeção habilita o acionamento elétrico
para a embreagem eletromagnética e através de um acionamento mecânico
de correias e polias, o compressor, cria diferenças de pressão,
fazendo com que o Fluido refrigerante com o óleo, faça o circuito
de refrigeração, passando pelo condensador, filtro secador e válvula
de expansão, estas são as linhas de alta pressão, onde o fluido
está no estado líquido, ao passar pela válvula de expansão, que
restringe a passagem do gás, ele se expande, baixando a pressão
e a temperatura e entra no evaporador (geralmente dentro do painel
do veículo), retirando através do fluxo de ar, o calor do interior
do veículo, proporcionando uma temperatura mais agradável.
Em veículos mais modernos, existem sensores, que monitoram
as temperaturas e informam o comando eletrônico e um microprocessador,
que faz a mistura de ar quente e ar frio, mantendo o ar seco
e a temperatura estável programada pelo motorista, dentro da
cabine. Alguns compressores têm vazões variáveis, que proporciona
mais conforto e redução do consumo de combustível.
O SISTEMA
MANUTENÇÃO:
O gás do sistema de ar condicionado, se este estiver funcionando
corretamente, não gasta ou baixa o nível, assim, não se deve dar
"uma carga de gás" ou "completar a carga" quando o sistema não estiver
apresentando funcionamento ideal. Deve-se sempre buscar o motivo
do mal funcionamento, através de testes de vazamento para localizar
possíveis defeitos, corrigi-los e então eliminar a umidade, repor
o óleo perdido e o gás. Antes e depois do serviço realizamos um
teste de eficiência do sistema para termos certeza do sucesso na
operação.
FILTRO
ANTIPÓLEN
NOVO15
MIL KM
FLUIDOS
R134a ou HFC (Hidrogênio
Flúor Carbono) - “Gás ecológico”, não prejudica a camada de ozônio.
Óleo Sintético - Lubrificante do sistema